Livros inscritos
Concorreram à edição 2021 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 1.835 obras, publicadas em dez países: Alemanha, Angola, Áustria, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Moçambique, Portugal e Reino Unido.
Conheça aqui a lista de obras inscritas no Oceanos 2021.
Neste ano, o número de editoras participantes totalizou 337, com sede em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, França, Moçambique e Portugal. As edições independentes somaram 342 livros, representando 18,6% do total das inscrições – um aumento de mais de 100% em relação à edição anterior do prêmio.
De todas as edições do prêmio, o Oceanos 2021 apresentou a maior diversidade no que se refere à origem dos autores. Participaram escritores de Alemanha, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, China, Espanha, França, Haiti, Índia, Itália, Moçambique, Peru, Portugal, Rússia, Suíça, Timor-Leste e Venezuela, todos escrevendo e publicando originalmente em língua portuguesa.
Entre as categorias avaliadas, poesia – com 835 livros – correspondeu a 45,5% das inscrições. Os romances somaram 594 obras e representaram 32,4% do total; os livros de contos – 265 inscrições – perfizeram 14,4%, seguidos por 103 volumes de crônicas – 5,6% – e 38 obras de dramaturgia – 2,1%.
Acesse aqui o regulamento do Oceanos 2021.
Coordenação e curadoria
O Oceanos tem coordenação-geral da gestora cultural Selma Caetano; curadoria para os países africanos de língua portuguesa de Matilde Santos, curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde; para o Brasil, do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto; e, para Portugal, da jornalista e crítica literária Isabel Lucas.
Tecnologia
A tecnologia desenvolvida pelo Itaú Cultural (IC) permite que todo o processo – a inscrição no prêmio, a avaliação dos livros e a demonstração dos resultados de cada etapa – seja realizado por meios virtuais. Dessa forma, os júris internacionais podem ler e avaliar, em uma plataforma digital, os livros que lhes cabe pontuar.
Mapeamento das literaturas em língua portuguesa
Em 2021, com o apoio do Instituto Cultural Vale e do IC, a Oceanos Cultura iniciou um mapeamento mais aprofundado da produção literária em língua portuguesa, a fim de ampliar o conhecimento sobre as literaturas dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O objetivo principal do Mapeamento das Literaturas em Língua Portuguesa é construir um acervo não só bibliográfico, mas também documental, de utilidade pública, que possa gerar conteúdo para instituições culturais públicas e privadas e para usuários em geral. Dessa forma, pretende-se fomentar pesquisas, estudos e políticas culturais que contribuam para uma maior compreensão das proximidades e dos distanciamentos entre as diversas literaturas em língua portuguesa no contexto atual.
Para isso, algumas parcerias foram fechadas e o mapeamento será apresentado em instituições como o Museu da Língua Portuguesa (SP), o Museu de Arte do Rio (RJ), o Gabinete Português de Leitura de Salvador (BA), o Museu Cais do Sertão (PE), o Memorial Minas Gerais Vale (MG), o Museu Vale (ES), o Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).
Parcerias
O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio do Banco Itaú, do Instituto Cultural Vale e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa; o apoio do IC e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde; e o apoio institucional da CPLP.